Se você é um profissional de TI e veio de outras áreas, é bom já deixarmos claro que metadados no TOTVS/RM não é o mesmo que metadados que o pessoal de TI está acostumado a ver.

Os metadados do TOTVS/RM, na verdade, é uma ferramenta dentro do sistema que nos permite criar cadastros auxiliares, actions do sistema, com nossas regras e que podem, inclusive, interagir com as actions nativas do sistema.

Imagine aquele cadastro que você precisa e o ERP não encontrou no módulo, pode ser qualquer coisa, imagine que você tem, agora, a possibilidade de integrar ele ao sistema.

Vou dar alguns exemplos das dezenas de metadados que já implementamos para nossos clientes para exemplificar sua utilização:

  • Cadastro de aprovadores por centro de custo;
  • Cadastro de recibos de despesa (por movimento);
  • Cadastro de importação de dados de parceiro (os dados de um terceiro são importados no metadados e depois viram movimentos – por formula visual);
  • Cadastro de linhas de celulares e vinculação com funcionários;
  • Registro de empréstimo de ferramentas

Enfim, as possibilidades são muitas.

Um grande detalhe que acho de extrema valia é, destacar que, o metadados é compilado pelo sistema da mesma maneira que todas as actions nativas, isto nos permite ter acesso a elas pelo sistema, mas também por webservices, exatamente da mesma maneira que se acessa uma action comum.

E, já devendo aos clientes e ao pessoal que sempre nos pedem dicas de como criar um metadados, gravamos um vídeo com um exemplo real que estamos executando em um cliente.

Trata-se de um metadados que será um cadastro de movimentos e sua classificação para ser consumida pelo PowerBI posteriormente.

Abaixo o link para o vídeo e para o site da TOTVS, que também fornece um vídeo explicativo.

Se quiserem mais conteúdo como este, entre em contato, mande solicitações, que nossa equipe poderá atender em breve!

Link da TOTVS https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=61933197